sábado, 17 de novembro de 2007

Estela de Mesha




Texto Completo

Na descrição da Estela do Rei Mesha os Moabitas (Atual Jordânia) são descritos como oprimidos , mas triunfam sobre Israel. A vitória é oferecida ao deus Chemosh contra os adoradores do deus YHWH :

1 " Eu sou Mesha, filho de Chemosh[-yatti], rei de Moabe, o dibonita. 2 Meu pai reinou sobre Moabe durante trinta anos e eu reinei 3 depois de meu pai. E eu fiz o lugar alto para Chemosh em Oerjá, um lugar alto de salvação, 4 porque ele me havia salvo de todos meus inimigos e me proporcionou o prazer de triunfar sobre todos aqueles que me haviam odiado. Assim como Omri, 5 o rei de Israel, humilhou a Moabe durante muitos dias, pois Chemosh estava irritado contra seu povo; 6 e seu filho o sucedeu e também ele disse : “Eu humilharei a Moabe” Em meus dias falou desse modo, 7 porém eu triunfei sobre ele e sobre toda sua casa enquanto Israel perecia e para sempre. Omri tomou posse do país de Medeba, 8 e morou ali em seus dias e durante a metade dos dias de seu filho (Acabe) : quarenta anos, 9 porém Chemosh o restaurou em meus dias. E eu edifiquei Baal Meón e construí nela um reservatório de água, e construí 10 Queryaten. E os homens de Gat viveram em Atarot desde tempos antigos ; e o rei de Israel 11 edificou para si Atarot. E eu lutei contra a cidade e a conquistei e degolei todas as pessoas da 12 cidade e fiz dela um lugar de pastoreio para Chemosh e para Moabe. E capturei dali o santuário de seu tio e o arrastei 13 ante Chemosh, em Querivot; e fiz viverem ali as pessoas de Sarón e de Meirat. 14 E Chemosh me disse : “Vá e arrebate Nebo de Israel”. 15 E fui a noite e lutei contra ela desde o amanhecer até o meio dia e peguei 16 e matei todos nela. 7000 homens, mulheres, donzelas e inclusive servas, 17 pois os havia destinado a destruição para o rei Istar Chemosh. E peguei os 18 vassalos de Yahweh e os levei ante Chemosh. E o rei de Israel havia construído 19 Yahas e viveu nela durante sua campanha contra mim, porém Chemosh lhe atirou diante de mim. 20 Peguei 200 homens de Moabe e todos seus comandantes, os levei contra Yahas e 21 a tomei e a adicionei a Dibon. E construí Queria, a muralha do bosque e a muralha 22 da colina, e suas portas, e suas torres e 23 o palácio real e fiz reservatórios para o centro da cidade, 24 assim disse a todo o povo : “Que todos construam 25 uma cisterna em sua casa.” E farei o aqueduto de Queria com a ajuda dos prisioneiros de Israel. 26 E reconstruí Aroer e construí o caminho das tropas através de Arnon, 27 e reconstruí Bet Bamot, pois havia sido destruída, e Betser... 28 pois todo Dibón estava submetido. E reinei... 29 sobre centenas de cidades ao qual havia adicionado ao país. E reconstruí 30 Madaba e Bet Deblateins e o templo de Baal Meón, e tomei ali 31 os rebanhos do país. Então morava ali Jernán, filho de Dedán, e Dedán disse... 32 Chemosh me disse : “Desça contra Jernán. “ eu desci e Chemosh restaurou-a em meus dias...”

Nenhum comentário: