sábado, 17 de novembro de 2007

OS MAGOS DO ORIENTE


A INFLUÊNCIA DO MAZDAÍSMO NA LITERATURA JUDAICO-CRISTÃ



Reis



Esdras 6:14 Assim os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia de Ageu o profeta e de Zacarias, filho de Ido. Edificaram e acabaram a casa de acordo com o mandado do Deus de Israel, e de acordo com o decreto de Ciro, e de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia.

(Na página dedicada a Arqueologia, veja também o Cilindro dedicado ao rei Ciro da Pérsia)



Ciro, Dario (imagem de sua Tumba acima com o símbolo de Ahura-Mazda), Artaxerxes, reis da Pérsia (Região do atual Irã) seguidores do Mazdaismo (Ahura-Mazda) religião renovada por Zaratustra (Zoroastra para os gregos) em meados de 600 a.e.c. quando passou a ser conhecida também como Zoroastrismo. É uma das religiões ditas monoteístas mais antigas juntamente ou até mesmo anterior ao judaísmo.

No ocidente, Pitágoras desenvolvera sua filosofia no período em que o Zoroastrismo difundia a universalidade de seus ideais. Há histórias que o citam como influenciado por pensamentos do Zoroastrismo criando sua escola filosófica na Grécia que influenciou vários outros importantes filósofos, entre eles Platão.

É possível que os ensinamentos Apocalípticos e religiosos do Zoroastrismo durante o Império Persa tenham influenciado outras religiões orientais Judaicas (Essênios de Qumran, os Mandeus seguidores de João Batista que até hoje não aceitam Jesus como o Messias) , pensadores em Alexandria de Filon de Alexandria e outros Gnósticos judeus dispersos após a guerra entre Judeus e Romanos 70 d.e.c.






-------------------------------------------------------------------



Fundamentos



Zaratustra (se crermos em sua existência) eliminou as heresias praticadas pelos Magos Zervanistas do território dos Medos e em resumo esse era o perfil a ser seguido pelo Mazdaísmo renovado por ele :

Busca pelo Monoteísmo : O único deus é Ahura –Mazda (traduz-se o Senhor da Sabedoria). Abandonaram o culto a outros deuses entre eles Mitra que continuou sendo seguidos pelos Magos.

Abolição de sacrifício de animais. No lugar de Pão e Hauma (espécie de bebida alcoólica) substituiu por Pão e água. Valorizavam o vegetarianializmo.

Valorizava a verdade, os bons sentimentos e as boas ações (caridade).

Pensamento Apocalíptico do final dos tempos que será vencida pelo Deus da Sabedoria na batalha contra o mal. Os bons ressuscitariam e os maus seriam condenados.

Tal como se mantém velas acesas em muitas religiões judaico-cristãs, o fogo sempre aceso não só representa a luz do Deus da sabedoria no mundo mas assim como a eucaristia Católica é uma espécie de manifestação do deus vivo. (Apocalipse 19:17 E vi um anjo em pé no sol; e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, ajuntai-vos para a grande ceia de Deus (...) Apocalipse 21: 23 A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.) - Por essa prática ficaram conhecidos erroneamente como adoradores do fogo.






-------------------------------------------------------------------



ZERVANISMO e os MAGOS DO ORIENTE



Uma religião anterior a reforma de Zaratustra continuou a co-existir juntamente com o Mazdaísmo, esta era o Zervanismo (seguidores do deus Zervan ou Zurvanismo).

Esta religião que desenvolveu-se com base indo-iraniana entre os magos da Média acreditava que o deus Zervan “o tempo” habitavam o bem e o mal, a luz e as trevas. Após mil anos de sacrifício para ter um filho nasceram dois Ahura Mazda (senhor da sabedoria) e Ahra Manyu (Espírito do Mal). Do incesto com a mãe e a irmã Ahura Mazda criou o sol, lua e estrelas. Essa foi uma criação literária dos Magos que serviu de pretexto para permitir que eles próprios se unissem em matrimônios incestuosos.

Uma dessas lendas de origem não Zoroastra (o Zoroastrismo é contrário a religião dos Magos) , é a lenda de origem da religião persa Zervanista que deu origem a história dos magos do Oriente que seguindo uma estrela encontrariam o rei dos reis nascido de uma virgem.

*



Os Reis Magos são mencionados uma única vez em Mateus 02,01

Mateus, 2
1. Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.
2. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. 3. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. 4. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. 5. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: 6. E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo (Miquéias 5,2 - Essa "Profecia" já foi comentada na página dedicada a Profecias e com um detalhe da má tradução mal feita dos evangelistas com a palavra hebraica "HA'ALMAH (a JOVEM) em Ísaías traduzida por VÍRGEM em Mateus para justificar a profecia que Jesus nasceria de uma Virgem !). (...) 9. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.



*

No Evangélho Apócrifo A INFÂNCIA DE CRISTO SEGUNDO PEDRO

Capítulo VII. A Adoração dos Magos

Aconteceu que, enquanto o Senhor vinha ao mundo em Belém, cidade da Judéia, Magos vieram de países do Oriente a Jerusalém, tal como havia predito Zaratustra, e traziam com eles presentes: ouro, incenso e mirra. Adoraram a criança e renderam-lhe homenagem com seus presentes. Então Maria pegou uma das faixas, nas quais a criança estava envolvida, e deu-a aos magos que receberam-na como uma dádiva de valor inestimável. Nesta mesma hora, apareceu-lhes um anjo sob a forma de uma estrela que já lhes havia servido de guia, e eles partiram, seguindo sua luz, até que estivessem de volta a sua pátria.






-------------------------------------------------------------------



Lendas



Seguem algumas informações sobre a origem dessa lenda dos Reis Magos relacionadas ao Zoroastrismo :

1) Uma das lendas dos reis Magos nasceu no século IV de nossa era. Se encontra no "Opus imperfectum in Mattheum" texto em Latim de um escritor Iraniano Cristão (durante muito tempo atribuído a São João Crisóstomo).

A lenda conta que a criação duraria 9000 anos e os três últimos milênios seriam inaugurados por cada um de seus três filhos. O último seria a semente de Zaratustra que iria fecundar a virgem que iria se banhar no Monte Victoralis (Montanha do Seistão)

*

2) Outros investigadores deixaram seu manifesto de que essa lenda fora inspirada no chamado "Libro de Set (Seth)" do século III de nossa era na região de Edessa. Na lenda os reis tem cada um um reino e esperam uma estrela no céu que seria a reveladora do grande rei salvador.

*

3) Uma outra historinha interessante. O mitologista cristão Alvin Boyd Kuhn escreveu :

“Havia a lenda dos três reis do Oriente que vieram adorar o deus recém-nascido ... nos dias dos velhos três Reis, foram os três seguindo estrelas no cinturão de Orion... distinguem assim fàcilmente esta constelação notável (… ); Apontam quase no seguimento direto da linha … Sirius (ao qual) se tornou a típica alma cristã da humanidade é precedido pelos três reis que antecipam sua vinda…”




*
4) A suposição de que os Reis Magos eram adeptos de Zoroastro é confirmada por um manuscrito laurentiano do século XIII conservado em Florença, Zoroastro preveu que uma virgem daria luz a um menino que seria sacrificado pelos judeus. Na época de seu nascimento apareceria uma estrela que guiaria aqueles que crêem até o local do nascimento da criança.






-------------------------------------------------------------------

Deixei uma outra lenda abaixo, que explica melhor essa lenda e sua influência nos escritos bíblicos cristãos.

*

O folclore regional influenciou bastante na inclusão da lenda dos Magos do Oriente que previram o nascimento do rei dos reis que nasceria de uma virgem, (assim como esse folclore já fazia parte de outras religiões da mesma época e região). É fruto do sincretismo religioso do cristianismo com a religião pagã de uma vertente herética do Zoroastrismo. Da mesma forma outro cultuado por essa crença o Mitra, nascia em 25 de dezembro (Solstício de Inverno).

Durante o Império Persa, a filosofia do Zoroastrismo por sua vez influenciou a literatura bíblica, e o misticismo dessa religião influenciou a literatura Apocalíptica judaico-cristã .


------------------------------
A LENDA

ZOROASTRA

Assim dizia outra lenda descrita por Teodoro bar Konai, teólogo do século VIII d.e.c. (texto resumido) :

Zaratustra próximo a uma fonte de água viva profetizava a três discípulos Gustasp, Sasan e Mahmam que um menino de uma virgem seria concebido e seria como uma árvore frutífera em solo árido.

Os homens tentarão desenraiza-lo em vão, então eles o matariam de forma violenta (citada a forca) e o céu e toda a terra chorará por ele.

Ele descerá as profundezas e de lá ele subirá ao céu de onde voltará em nuvens brancas com um exército de luz e será conhecido como o verbo que tudo gerou.

Gustasp pergunta ao seu mestre Zaratustra qual é o maior , esse que virá ou o mestre Zaratustra ?

Ele lhe responde que o verbo sairia de sua família o ser de luz era ele próprio. Quando começar o seu advento grandes prodígios aparecerão no céu. Se verá uma estrela gigante e sua luz dominará a luz do sol.e pede aos seus discípulos que velem e estejam de guarda porque saberão antecipadamente o advento do grande rei que libertaria os cativos.

Quando essa estrela aparecer enviem mensageiros carregados de presentes e oferendas para adora-lo. Ele é o rei dos reis e eu e ele somos um.


-------------------------------------------------------------------

Teodoro bar Konai - Erudito e autor Sirio com uma coleção notável de anotações em toda a Biblia Siriaca. O trabalho é também uma fonte histórica e teologica importante em segmentos religiosos orientais durante o primeiro milenio do Cristianismo.
Natural de Kaškar no Iraque, Teodoroe era provavelmente um monge na igreja Cristã Nestoriana, um grupo heretico Docetista. Os Nestoriano insistiram na independência das naturezas divinas e humanas de Cristo e, de fato, sugeriu que eram juntas uma só pessoa (O verbo que se fez carne típico do docetismo agnóstico).


-------------------------------------------------------------------

Na Biblioteca de Alexandria

Textos do Zoroastrismo já haviam sido traduzidos na famosa Biblioteca de Alexandria no Egito muito tempo antes da Bíblia Judaica , e era possível que tivessem sido conhecidos pelas diversos povos de diferentes culturas que frequentavam esse local muito antes do cristianismo .

Nenhum comentário: