domingo, 2 de dezembro de 2007

As Orígens Egípcias do Novo Testamento





http://biblianua.vilabol.uol.com.br/index.htm

Porque será que os manuscritos mais antigos já encontrados referentes ao Novo Testamento (Apocalípse, Sinóticos, Cartas de Paulo P 46) foram todos encontrados no Egito ?

O Primeiro à esquerda na ilustração abaixo - Papirus Rylands P 52 é o mais antigo.

Não significa que os escritores Cristãos copiaram o Novo Testamento do imaginário religioso Egípcio de milênios revelados por exemplo no Livro dos Mortos, mas não se pode ignorar que muitas das alegorias Cristãs tem semelhança com a Egípcia.

Grupos Gnósticos que acreditavam na religião Egípcia, unidos aos Zoroastras e Judeus expulsos na Guerra entre Judeus e Romanos poderiam muito bem ter escrito um livro alegórico para criar uma nova religião, tão comum naquela época da mesma forma que escreveram o Livro dos Mortos.

Não se pode deixar de levar em conta, que na antiguidade a maior biblioteca do mundo antigo ficava em Alexandria no Egito, e muitos escribas que viviam na região colaboraram para o nascimento do Novo Testamento Cristão.





O LIVRO DOS MORTOS

Sair à Luz ou O Livro dos Mortos como ficou conhecido, originou da evolução dos textos das Pirâmides do Velho Reino e dos livro dos Sarcófagos do Império Médio, iniciado por volta de 1580 d.e.c. a 1160 d.e.c. aproximadamente.

Esses textos acompanhavam o corpo do morto em inscrições nas paredes de suas tumbas ou em papirus deixados nos sarcófagos para que o morto consultasse as fórmulas caso precisasse, em sua viagem para a eternidade.

No Reino do Meio estes segredos tornaram-se disponíveis para qualquer um que pudesse pagar um ritual de funeral e eram inscritos dentro dos caixões, para que as múmias ‘lessem’. Eventualmente, os textos de caixão se transformaram no Livro dos Mortos que era bastante usado durante o Novo Reino.

No Livro dos Mortos originado muito antes do Novo Testamento, encontramos muitas alegorias incrivelmente semelhantes.



ENSINAMENTOS MORAIS NO LIVRO DOS MORTOS

CAPÍTULO 125 DO LIVRO DOS MORTOS



(Ensinamentos morais que podem ter inspirado muitas leis divinas do Antigo Testamento)

O falecido na presença dos deuses terá seu coração pesado na balança da justiça e em saudação " O escriba Nebseni, triunfante diz : - Salve (citando o nome de cada deus e suas qualidades antes de cada uma das 42 justificativas para cada deus. Abaixo está a relação de algumas) ...

... Não cometi iniqüidade

... Não roubei com violência

... Não fiz violência (a nenhum homem)

... Não roubei

... Não matei homem nem mulher

... Não agi com fraude

... Não furtei as coisas que pertencem a Deus

... Não proferi falsidades

... Não furtei comida

... Não proferi palavras más

... Não ataquei homem algum

... Não matei os animais (propriedades de Deus)

... Não saqueei terras aradas

... Não me intrometi em assuntos alheios

... Não me senti enfurecido em relação a mim sem causa


... Não abusei de esposa de nenhum homem

... Não pequei contra a pureza

... Não despertei medo em (ninguém)

... Não me fiz surdo às palavras da justiça e da verdade

... Não provoquei lutas

... Não fiz nenhum (homem) chorar

... Não cometi atos de impureza, nem me deitei com homens

... Não fiz julgamentos precipitados

... Não me vinguei do deus

... Não multipliquei (minha) fala em demasia

... Não tornei soberba minha voz

... Não procedi com insolência

... Não tenho buscado distinções

... Não aumentei minha riqueza, a não ser com as coisas que são minhas.

Nenhum comentário: